Culturas
Cultura africana
Cultura asteca
Cultura chinesa
Cultura egípcia
Cultura grega
Cultura inca
Cultura indiana
Cultura maia
Cultura portuguesa
Cultura romana
Cultura japonesa

Arte Indiana

Arte IndianaA arte e a cultura Indiana foram influenciadas em grande parte pelas religiões que predominam neste país, especialmente o budismo. As primeiras manifestações artísticas Indianas são as moldadas pela Cultura Harappa em cerâmica e selos gravados.

Durante o Período Védico se escreveram livros sagrados que actualmente têm uma grande importância dentro da cultura Indiana, como o Maabárata e o Ramáiana. Enquanto o Império Máuria produziu o desenvolvimento das artes.

Em relação à arquitectura, utiliza-se fundamentalmente a pedra e outros temas decorativos como a palmeta, capiteis Zoomórficos, princípios da doutrina budista e leões que simbolizam o Buda.

É nesta época quando se desenvolveu o budismo e começam a aparecer as construções típicas desta religião, assim como representações de Buda, seja elas simbólicas ou humanas (em forma de monge com o ombro direito destapado e a palma da mão estendida para os fieis para demonstrar que não tem medo).

A invasão muçulmana deixa também a sua marca na arte da Índia, pelo que nos encontramos com elementos islâmicos como minaretes e cúpulas com mandapas e arcos de kudú, tipicamente hindus.

Surge o domínio do Império Mongol e começa-se a utilizar materiais como o mármore branco e as pedras preciosas na construção. Estes dois estilos, o islâmico e o mongol, se unem dando lugar a construções únicas no mundo como o Taj Mahal ou o Forte Vermelho de Delhi.

A pintura Indiana se desenvolve principalmente sobre frescos, tecidos e manuscritos. Os temas representados geralmente são decorações religiosas ou elementos da natureza. As cores utilizadas se caracterizavam por serem brilhantes e intensos.

A literatura própria da Índia se desenvolveu nas suas origens em manuscritos gravados em folhas de palmeira ou pergaminho, guardados em pranchas de madeira e envoltos em tecidos, o que permitiu conservá-los ao longo do tempo.




   
Contacte-nos Condições de uso