Culturas
Cultura africana
Cultura asteca
Cultura chinesa
Cultura egípcia
Cultura grega
Cultura inca
Cultura indiana
Cultura maia
Cultura portuguesa
Cultura romana
Cultura japonesa


Cultura chinesa

Cultura ChinesaChina és a segunda maior nação do mundo, com uma superfície de mais de 11.000.000 km2, sendo maior que toda a Europa e Oceânia juntas. Ocupa um quarto do total da Ásia e a sua superfície apenas é superada pela Rússia. Em relação à sua filosofia, a sociedade Chinesa considera-se politeísta e sincrética.

Aparentemente, cada religião postula uma doutrina independente, mas na sociedade Chinesa domina o taoísmo e o budismo. A perspectiva religiosa Chinesa tem um carácter especial já que pode acomodar simultaneamente crenças aparentemente contraditórias. A caligrafia Chinesa é uma exótica característica da cultura Chinesa, convertendo-se numa jóia sem igual na cultura oriental. O seu aspecto gráfico pode ser comparado com a pintura graças à sua capacidade para despertar emoções. Como arte abstracta, se manifesta em toda a sua pureza o ritmo e a harmonia musical. Tudo isso somado a uma parte prática: é uma forma de escrita.

A escrita constitui a representação palpável da língua falada. Os primeiros caracteres Chineses podem ter sido utilizados à uns 5000 anos. Tratava-se de pictogramas que representavam os objectos e actividades mais comuns da vida naqueles tempos.

O Chinês um sistema de escrita muito antigo e não variou nos seus milhares de anos de existência. O artesanato Chinês se caracteriza pelas suas numerosas variedades e finas técnicas. Muitas obras trabalhadas com técnicas especiais atraem os especialistas e coleccionadores. O artesanato da China se divide em dois ramos: o especial e o folclórico. O artesanato especial inclui as esculturas em marfim, em jade e em pêra shoushan e outros artigos dos quais, feitos com desenhos meticulosos e matérias preciosas ou particulares, se vendem muito caros

Em relação à pintura Chinesa, as primeiras manifestações são encontradas nas cerâmicas pintadas do neolítico, de à quase mais de seis mil anos e com figuras de peixes, rãs, viados, pássaros e flores. Os pictogramas eram compostos por pequenos desenhos com linhas, que desenvolviam convertendo-se nos caracteres Chineses actuais




   
Contacte-nos Condições de uso